segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ato de encerramento da sede no Sion

No dia 15 de novembro de 2012 o Núcleo Belo Horizonte da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence realizava mais uma cerimônia de inauguração, com Mo Gun localizado no bairro Sion. Nesse dia, realizou-se, junto aos líderes do Clã Moy Yat Sang, a cerimônia de discipulado da 12a. geração (Baai Si Din Lai).
A cerimônia de discipulado, na inauguração de 2012.
Exatos dois anos depois, em 15 de novembro de 2014, o Mestre Sênior Anderson Maia realizou, com a presença dos tutores e membros do núcleo mineiro, a cerimônia de encerramento, anunciando assim o retorno ao bairro Savassi, que reabre suas portas no próximo dia 1 de dezembro.
Ápice do núcleo BH no Sion: a presença da líder máxima, Helen Moy, em 2013.
O evento de encerramento do núcleo começou com uma mostra em vídeo relatando a introdução do Sistema Ving Tsun em Hong Kong pelo patriarca Ip Man. Si Fu Anderson selecionou uma rara entrevista do Grão-Mestre Wong Shun Leung (1935-1997), que relatou como o Ving Tsun de Ip Man era totalmente desconhecido em Hong Kong e, em poucos anos, tornou-se a mais respeitada arte marcial da então ilha britânica, quando os alunos do patriarca começaram a ganhar os famosos Gong Sau, desafios inter-estilos de Kung Fu, onde Wong Shun Leung tornou-se uma lenda invicta, sendo chamado de "o rei dos gong sau", além de ser o tutor do jovem Bruce Lee na Família de Ip Man.
GM Wong Shung Leung, Si Hing de GM Moy Yat nos anos 50 e rei do combate.
Após o rico encontro memorando o glorioso passado da arte, o momento foi de todos os presentes prestarem respeito aos ancentrais do Ving Tsun no San Toi (mesa ancestral). Terminado esta última tradicional menção, os elementos da mesa e da parede principal foram devidamente retirados, momento este anunciado pelo diretor do núcleo. A casa, que por dois anos representava um Mo Gun (recinto marcial) do grande Clã Moy, passava a se tornar novamente um simples local.
A última menção aos ancestrais na escola do bairro Sion.
Aguardem o anúncio de abertura do novo endereço no bairro Savassi, onde neste novo Mo Gun será celebrado os 25 anos da Moy Yat Ving Tsun em Minas Gerais (www.myvt-bh.com.br).
Os presentes na foto oficial do encerramento do núcleo BH no Sion.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A Bordo do Junco Vermelho completa 5 anos

Em novembro de 2009, o grande Clã Moy Yat, liderado pela Sra. Helen Moy, partia para a China em busca de uma nova e espetacular empreita: A Bordo do Junco Vermelho (On Board the Red Boat).
O Clã Moy Yat no portal de entrada do Templo Shaolin do Sul.
O projeto A Bordo do Junco Vermelho visa pesquisar os locais de transmissão do Ving Tsun Kuen pelos ancestrais da Família Moy do Kung Fu, tendo como base o registro em pedra da genealogia de Grão-Mestre Moy Yat, obra esta apresentada e aprovada pelo Patriarca Ip Man, em Hong Kong, no ano de 1970.

O pesquisador sênior do A Bordo do Junco Vermelho é o Mestre Leonardo Mordente (Moy Lei On), que recebeu orientação do próprio Grão-Mestre para iniciar tais pesquisas, anos antes, em setembro de 2000, na última visita de Moy Yat ao Brasil.
Grão-Mestre Moy Yat e Leonardo Mordente, em set/2000, no Brasil.
Acompanhando os avanços dos estudos de seu discípulo Leonardo, ao longo de todos esses anos, o líder do Clã Moy Yat Sang, Mestre Leo Imamura, tornou-se o principal articulador para a viabilização desse grandioso projeto, solicitando à líder máxima do Clã, Sra. Helen Moy, e algumas das principais lideranças da Moy Yat Ving Tsun, para viajar à China.
Lideranças do Clã Moy Yat ao lado de GM Ip Ching, na HKVTAA.
Para complementar as pesquisas dessa primeira viagem, de 2009, houve ainda uma segunda, em outubro de 2012, com uma comitiva menor, conseguindo assim avanços significativos sobre a passagem dos ancestrais do Ving Tsun.
A comitiva de 2012 na casa de Lun Gai, discípulo de Ip Man em Foshan.
Entre uma viagem e outra, em dezembro de 2010, foi lançada a obra debute do projeto - Dr. Leung Jaan - que versa sobre o lendário ancestral do Ving Tsun, que viveu no século XIX em Foshan, sendo o primeiro a divulgar a arte para o público chinês.
O autor Leonardo Mordente e a obra Dr. Leung Jaan, EUA/2010.
A comitiva e os envolvidos, além de um vídeo, dessas históricas viagens do projeto, que completa agora cinco anos, pode ser vista no website oficial: www.onboardtheredboat.com.
Making of da nova produção sobre a obra Ving Tsun Kuen Kuit.
Ainda neste mês de novembro, na cidade de Nova York, o projeto A Bordo do Junco Vermelho dará mais um passo, com o lançamento de um pôster, em fineart, que apresentará todos os 51 selos da obra Ving Tsun Kuen Kuit de Grão-Mestre Moy Yat. O evento ocorrerá no aniversário da líder do Clã, Sra. Helen Moy.