quarta-feira, 29 de abril de 2015

Iniciados pré-eventos para seminários em Belo Horizonte

O Núcleo Belo Horizonte anunciou os dias 4 à 6 de junho para, mais uma vez, receber o líder do Clã Moy Yat Sang, Mestre Leo Imamura, a fim de realizar uma nova edição do denominado "Seminário de Tutorização", desta vez sobre os domínios Siu Nim Tau, o nível básico do Sistema Ving Tsun, e Luk Dim Bun Gwan, o nível superior medial.
Seminários de GM Moy Yat. Tradição que se renovou com o Mestre Leo Imamura.
Como todo processo do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial, um evento decorre em três fases: pré-evento, peri-evento e pós-evento. A escola Moy de Kung Fu da capital mineira começou esta semana o "pré-evento", sob a supervisão de seu diretor, Mestre Anderson Maia.

Reuniu-se um seleto grupo de praticantes nesta segunda-feira para começar a discutir a estruturação do nível básico. Desses encontros, sairão os tutores que irão ser novamente certificados pela MYVTMI. Os momentos serão semanais, em todo o mês de maio.
A Família Moy On Da San no pré-evento "Siu Nim Tau".
Na terça-feira, foi o momento para o estudo do Luk Dim Bun Gwan, o bastão longo do Ving Tsun Kuen, reunindo os mais antigos membros do Núcleo Belo Horizonte, já considerados "mestrandos" da Moy Yat Ving Tsun, que na oportunidade da visita do Mestre Leo Imamura em junho, irão renovar a titulação "Senior Tutor", visando em breve o título "Qualified Master".
A Família Moy Yat Sang no pré-evento "Luk Dim Bun Gwan".
O Seminário de Siu Nim Tau estará sendo organizado pelo tutor Paulo Nolli, discípulo do Si Fu Anderson Maia. O Seminário de Luk Dim Bun Gwan terá como responsável a tutora Ana Paula Mendonça, discípula do Si Fu Leo Imamura. Ambos são os atuais coordenadores do Núcleo Belo Horizonte.

O programa de requalificação da Moy Yat Ving Tsun visa reforçar o vínculo do mestre ou tutor, que outrora recebeu a referida titulação, com a organização e seu mentor direto (Si Fu). É uma forma de, a cada ano, a relação familiar que permeia o tradicional aprendizado do Kung Fu possa se revigorar, mantendo assim o legado marcial ao longo das gerações.
Sifu Henry, Sifu Sunny, Sra. Helen Moy, Sifu Pete, Sifu William e Sifu Miguel: fundadores da IMYVTF.
Muito em breve, a International Moy Yat Ving Tsun Federation, fundada em 1996 por Grão-Mestre Moy Yat e seus mais antigos discípulos, irá promover um encontro, nos EUA, para anunciar a renovação dos títulos outorgados no grande Clã Moy, em todo o mundo.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

12 anos da 12a. geração do Ving Tsun no Brasil

Da honorável fundadora Yim Ving Tsun, em 1.734 na China, até os dias de hoje, o Ving Tsun Kung Fu alcançou 12 gerações ininterruptas de seu legado marcial.
Todas as 12 gerações do Ving Tsun reconhecem o Templo Shaolin do Sul como originário.
No Brasil, o Mestre Leo Imamura (Moy Yat Sang), representante da 10a. geração do legado de Grão-Mestre Moy Yat, formou os primeiros mestres de 11a. geração em março de 2003, dentre eles, o Mestre Anderson Maia (Moy On Da San), do Núcleo Belo Horizonte.
Leo Imamura e Anderson Maia: 10a. e 11a. geração.
Mestre Anderson Maia, exatamente um mês depois da autorização de seu mentor para formar sua própria família-kung fu, fundou a Família Moy On Da San, em 15 de abril de 2003, sendo ela a representante de 12a. geração da Moy Yat Ving Tsun em Minas Gerais. O grupo liderado pelo Si Fu Anderson Maia completa agora 12 anos de existência.
A primeira cerimônia da Família Moy On Da San, em 2003.
O primeiro membro da Família Moy On Da San foi Genaro Kummer, quando nesse dia de 2003 realizou-se, no Núcleo Belo Horizonte, o tradicional Hoi Kuen (abertura marcial). De lá para cá foram centenas de membros e, como já dizia o grande patriarca Ip Man, um mestre de Kung Fu tem que ter sabedoria para garimpar seus alunos, garantindo assim a perpetuação do legado para as gerações vindouras. Mestre Anderson Maia, ao longo desses 12 anos, reconheceu apenas 12 discípulos - membros vitalícios da Moy Yat Ving Tsun. São eles: Pedro Gontijo (Moy Go Ji), Paulo de Figueiredo (Moy Lei Do) e Pedro Naves (Moy Dak Lo), de 2003; Helder Lima (Moy Wut Dei) e Daniel Balparda (Moy Ba Daat), de 2004; Bruno Moura (Moy Bun No), de 2005; Paulo Nolli (Moy Na Lei), de 2009; César de Avelar (Moy Seek Sap) e Ana Breyner (Moy Lo Lin), de 2010; Thiago Rochael (Moy Dei A Go), Lúcia Morgado (Moy Lo Siu A) e Rafael Lembi (Moy Fai Lai), de 2011. Muitos ainda estão por vir... 
O seleto grupo de discípulos da Família Moy On Da San.
A importância de cada geração para um legado se perpetuar é assunto aprofundado na China há séculos. Na rica Dinastia Song (960-1.279), o Imperador Taizu decretou uma regra que até hoje é habitual no círculo marcial do Kung Fu: um legado precisa de cinco gerações ininterruptas para caracterizar um ciclo completado. Por esta razão, o Ving Tsun encontra-se no seu 3o. período. O primeiro envolve a fundadora Yim Ving Tsun à Leung Yi Taai, período conhecido como "era do junco vermelho". O segundo período vai do Patriarca Leung Jaan ao Mestre Leo Imamura, momento esse que começou com a introdução da arte nas famílias aristocratas do Sul da China, em 1890, passando para a ilha de Hong Kong em 1949, até se internacionalizar, nos anos 60.
O Imperador Taizu determinou o período para um legado se tornar genuíno chinês.
A façanha do Sistema Ving Tsun em manter a salvaguarda do conhecimento por tantas gerações já era consagrada pelo povo chinês. A mostra mais globalizada desse grande feito veio em 2009, quando a UNESCO reconheceu o legado do Ving Tsun Kung Fu como "Patrimônio Intangível da Humanidade".
Placa da UNESCO reconhecendo o Ving Tsun como legado da humanidade.
A 12a. geração do Ving Tsun tem o crucial papel de levar o legado à frente, sem cortar laços com as gerações descendentes, contribuindo para a completude do 3o. período, dessa que é a única Arte Marcial Chinesa fundada por uma mulher e hoje o estilo de Kung Fu mais praticado no mundo.
Ving Tsun sendo praticado por 10 mil chineses: o estilo mais difundido do mundo.

www.myvt-bh.com.br

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Boletim MYVT BH - Janeiro à Março / 2015

O Núcleo Belo Horizonte iniciou 2015 com casa nova, retornando ao bairro Savassi. Desde sua inauguração, em janeiro, a expectativa agora da Moy Yat Ving Tsun em Minas Gerais são os seus 25 anos, à serem completados ainda neste ano chinês do carneiro, em agosto. Confira como foi o primeiro trimestre:

JANEIRO - A inauguração em Tributo ao Grão-Mestre Moy Yat
A cerimônia de inauguração do novo Núcleo Belo Horizonte ocorreu no dia 23 de janeiro. Nesse dia, no ano de 2001, falecia o Grão-Mestre Moy Yat. O cerimonial foi então um tributo ao grande líder do Clã Moy. Contando com os anfitriões, Mestre Leo Imamura (Moy Yat Sang) e Mestre Anderson Maia (Moy On Da San), reuniram-se os mais antigos tutores e membros do núcleo para a cerimônia de abertura.
Mestre Leo Imamura (à dir.) e Mestre Anderson Maia na sala principal do Mo Gun.
Além dos veteranos, o Núcleo Belo Horizonte contou com a honrosa presença dos mestres Leonardo Mordente, de Belo Horizonte; Úrsula Lima, Domênico Bernardes e Diego Guadelupe, do Rio de Janeiro.
Membros do Núcleo Belo Horizonte e os mestres convidados para a inauguração.
Dentre as muitas atividades do final de semana, em celebração à inauguração do novo local da Família Moy para a prática de Kung Fu em Belo Horizonte, destaca-se a palestra do Mestre Leonardo Mordente, sobre os provérbios marciais do Ving Tsun, os "Kuen Kuit" e a erudita arte dos selos chineses.
A concorrida palestra do Mestre Leonardo Mordente sobre os provérbios marciais.
FEVEREIRO - As celebrações do Ano Novo Chinês do Carneiro
O ano chinês do carneiro iniciou-se no dia 19 de fevereiro, sendo o 4.713 da civilização chinesa. Todo o Clã Moy Yat realizou celebrações, em todo o mundo, desse que é o maior feriado dos chineses.
Celebrações do ano novo chinês em Chinatown de New York, na rua da antiga escola de Moy Yat.
O headquarters da MYVT celebrou a "chegada do carneiro" em Nova York, com a atual líder, Sra. Helen Moy e seu filho, Mestre William Moy, reunindo antigos mestres e discípulos num típico restaurante de Chinatown.
Sra. Helen Moy e Mestre William Moy em reunião do ano novo chinês.
Em São Paulo, houve a reunião do Clã Moy Yat Sang, com a Família Kung Fu do Brasil indo ao encontro de seus líderes, Mestre Leo Imamura e Sra. Vanise Imamura.
Jantar de ano novo em SP: Leo Imamura, Vanise Imamura, Leo Mordente e Anderson Maia.
O Conselho de Mestres da MYVTMI aproveitou o encontro de ano novo para realizar a sua primeira reunião oficial, na Casa dos Discípulos do Clã Moy Yat Sang.
A cada ano novo chinês o Conselho de Mestre se reencontra.
Em Belo Horizonte, o típico jantar chinês ocorreu no restaurante vizinho ao núcleo da Savassi, onde o Mestre Anderson Maia foi o anfitrião de mais de 80 convidados. Precedendo ao jantar, a Família Moy On Da San, que representa a 12a. geração do Ving Tsun, realizou a XIII cerimônia anual de admissão e passagem de nível de seus membros.
Brinde do Mestre Anderson Maia pela chegada ao ano do carneiro.
MARÇO - O aniversário do líder do Clã Moy Yat Sang
Mestre Leo Imamura completou 52 anos de idade no último dia 18 de março. Como já é tradição na MYVTMI a celebração do aniversário do líder do Clã Moy Yat Sang percorre a cada ano uma cidade onde há uma escola de Kung Fu sob a denominação Moy Yat Ving Tsun. Em 2015, foi a vez do Rio de Janeiro, que possui o maior números de mestres do clã e cinco núcleos licenciados da Moy Yat Ving Tsun.

Foto Oficial do 52o. aniversário do líder do Clã Moy Yat Sang - Mestre Leo Imamura.
Além da presença de mestres e membros de todos os núcleos nacionais, a homenagem ao Mestre Leo Imamura contou com a presença do Mestre Marcelo Navarro, diretor da MYVTMI na Espanha, e com a tutora Mirta Atas, representando o Mestre Leandro Godoy, representando a Argentina.
Alguns membros do Conselho de Mestres presentes na festa.
Do Núcleo Belo Horizonte, estiveram acompanhando o diretor da escola mineira, do Mestre Anderson Maia: Mestre Leonardo Mordente, Tutor Antônio Caldeira, Tutora Liana Lott, Tutor Giuliano Medeiros, Tutor Rafael Castro, Tutor Pedro Valadão, além de Humberto Cotta, Cristina Junta e Victor Leal, membros vitalícios da MYVTMI.
O tradicional corte do bolo com as facas do Ving Tsun no 52o. aniversário do líder do clã.
Em longo depoimento do líder do Clã Moy Yat Sang, ressaltou o aniversariante: "mais que gostarmos um do outro, como membros de uma mesma família kung fu, ressalto a importância de estarmos representando a salvaguarda de um rico e antigo legado marcial, sob a denominação do Grão-Mestre Moy Yat".

Em abril, o blog do Núcleo Belo Horizonte passará novamente a postar, semana a semana, suas notícias. O Mo Gun da Moy Yat Ving Tsun em Minas Gerais encontra-se de portas abertas para receber os interessados. Nosso novo endereço: Av. Cristovão Colombo, 615 1o. andar (entre a rua Sergipe e a praça da Liberdade).