quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vila Gu Lo do Ving Tsun - passado, presente e futuro

A Vila Gu Lo (Gulao) localiza-se em Heshan, província de Guangdong, sul da China. Fica próxima a cidade de Fat Saan (Foshan), cidade berço do Ving Tsun Kuen. Foi na referida vila que nasceu e faleceu o 6o. patriarca do Ving Tsun, o famoso médido Leung Jaan (1826-1901).
Supostas fotos do Patriarca Leung Jaan e seu filho, Leung Bik.
Recentemente, inaugurou-se na Vila Gu Lo um "Memorial Hall" sobre o patriarca Leung Jaan, que ainda no seu tempo era chamado de "O Rei do Kung Fu" pelo círculo marcial. Nos arredores da residência, foram instaladas 12 estátuas, bonecos de madeira e armas, além da restauração da secular construção:

O curioso é saber das transformações desse tradicional local no século XXI, passando de um sítio abandonado até mesmo pelos residentes, quando a China se fechou e deixou vários verdadeiros patrimônios culturais se deteriorarem, no século passado, à um "centro turístico de artes marciais" dos dias de hoje.
Foto creditada à praticantes de Kung Fu da antiga Vila Gu Lo.
Tudo indica que tal mudança começou em 1999, quando o Grão-Mestre Leung Ting, de Hong Kong, visitou a Vila Gu Lo com autoridades locais. Veja o estado da então residência onde o patriarca Leung Jaan viveu seus últimos dias de vida:
Vista área da vila no início do século XX: quase abandonada.
O interior da casa de Leung Jaan: servindo como depósito da vila.
Grão-mestre Leung Ting visitando a Vila Gu Lo, em 1999: abrindo portas.
É sabido que na Vila Gu Lo houve a preservação do Kung Fu transmitido pelo Patriarca Leung Jaan em sua terra natal, que ficou conhecido como "Gu Lo Ving Tsun" ou também "Pin San Ving Tsun". Os nativos aprenderam do "rei marcial" e os conhecimentos se preservaram até a atualidade, ainda que a casa em que viveu Leung Jaan não se dava tanta importância, até a chegada de visitantes.
Fachada da residência antes das primeiras restaurações.
Novas estátuas com muros restaurados da Vila Gu Lo.
Interior da residência: antes um depósito e agora um Mo Gun para prática.
Da primeira investida em 1999, por Leung Ting, até a construção do memorial à Leung Jaan, o Clã Moy Yat pode visitar a Vila Gu Lo em duas ocasiões: a primeira em 2009, acompanhada da líder maior, sra. Helen Moy e vários grãos-mestres; a segunda, em 2012, em uma comitiva menor, formada por mestres e tutores brasileiros da Moy Yat Ving Tsun.
Comitiva do Clã Moy Yat em 2009: a primeira visita oficial à Vila Gu Lo.

2012: Comitiva brasileira ao lado de mestres nativos da Vila Gu Lo.
Ainda inédito em língua portuguesa, o Mestre Leonardo Mordente (Moy Lei On) lançou em 2010, por ocasião do 70o. aniversário da líder Helen Moy, em New York, a obra "Dr. Leung Jaan", com material inédito sobre dados históricos do Patriarca Leung Jaan, que inclui pesquisa aprofundada da Vila Gu Lo - não a nova e modernizada, mas a antiga, que estabelece traços tradicionais com o real Kung Fu e o sexto patriarca do Ving Tsun.
O autor, Leonardo Mordente, e a obra Dr. Leung Jaan (NY, 2010).
O livro "Dr. Leung Jaan": ainda inédito no Brasil.