O ano chinês da serpente tem sido generoso com o Núcleo Belo Horizonte da Moy Yat Ving Tsun: Se não bastasse o Cinquentenário do Mestre Leo Imamura, em março, realizado em Minas Gerais, o mês de setembro trouxe ainda três memoráveis eventos em 2013:
O primeiro, a I Cerimônia de Titulação de Mestre do Estado de Minas Gerais, consagrando o membro vitalício da Família Moy Yat Sang, Leonardo Mordente, como Mestre de Ving Tsun.
O segundo, a celebração do 40o. aniversário do Mestre Anderson Maia, diretor do Núcleo Belo Horizonte e mais antigo membro ativo da MYVTMI no Brasil.
E por fim, o Seminário de Titulação do Nível Avançado, reunindo mestres e mestrandos de diversas cidades. Confiram agora como foram cada um destes momentos:
LEONARDO MORDENTE QUALIFICADO MESTRE DE VING TSUN
Leonardo Mordente, de nome chinês Moy Lei On, tornou-se mestre de Ving Tsun sob os auspícios da International Moy Yat Ving Tsun Federation.
|
Moy Lei On recebendo de seus mentores a placa tradicional. |
A cerimônia ocorreu em Belo Horizonte no dia 27 de setembro de 2013, sendo inédito evento da MYVTMI em Minas Gerais. Leonardo Mordente passa agora ocupar a 15a. cadeira do Conselho de Mestres da entidade.
|
Mestres Lei On, Lin Dei, Lin Ma, Jo Lei Ou, Na Tan e On Da San com os líderes do Clã Moy Yat Sang. |
A trajetória e contribuição do Mestre Leonardo Mordente para o Kung Fu é internacionalmente reconhecida, ao longo destes 20 anos em que ele é discípulo de Si Fu Leo Imamura e de Si Mo Vanise Imamura, estes líderes do Clã Moy Yat Sang.
|
Dezenas de pessoas prestigiaram a cerimônia de titulação de mestre. |
Além dos seus mentores, que outorgaram o título de mestre da MYVTMI, prestigiaram o evento dezenas de pessoas, destacando-se os mestres Anderson Maia (MG), Nataniel Rosa (DF), Julio Camacho (RJ), Ursula Lima (RJ) e Celso Grande (SP). Alexandre Zulato (MG) foi convidado a ser o mestre de cerimônia da ocasião. Personalidades da Moy Yat Ving Tsun estiveram presentes, dentre elas Marcello Abreu (SP), Diego Guadelupe (RJ) e Cristina Azevedo (SP).
Outros membros da MYVTMI de Belo Horizonte, representantes da comunidade chinesa de Minas Gerais, os pais, familiares e amigos do Mestre Leonardo Mordente prestigiaram a cerimônia, marcando a história do Ving Tsun no Brasil.
QUARENTA ANOS DO MESTRE ANDERSON MAIA
Um dia após a cerimônia que reconheceu Leonardo Mordente como Mestre de Ving Tsun, a MYVTMI celebrou os quarenta anos do Mestre Anderson Maia, diretor do Núcleo Belo Horizonte e mais antigo discípulo ativo do Mestre Leo Imamura no Brasil.
|
Mestre Anderson Maia e sua esposa, Carla Maia, recebendo seu Si Fu e Si Mo. |
A festa reuniu mais de cem pessoas, todas elas intimamente ligadas à trajetória de 23 anos do Mestre Anderson Maia na Moy Yat Ving Tsun. Estiveram lá membros dos idos dos anos 90 aos mais novos alunos de Belo Horizonte, ingressados em 2013.
Os atuais discípulos do Si Fu Anderson Maia - Pedro Gontijo, Paulo de Figueiredo, Pedro Naves, Helder Lima, Daniel Balparda, Bruno Moura, Paulo Nolli e Ana Carolina Breyner foram os anfitriões da celebração, que ocorreu na casa Parrilla Los Hermanitos, do chef argentino e grande amigo da Família Kung Fu, Gustavo Roman.
|
Os membros vitalícios da Família Moy On Da San, ao lado do Si Fu Anderson Maia. |
Além dos líderes do Clã Moy Yat Sang, mestre Leo Imamura e Vanise Imamura, prestigiaram o evento importantes dignatários da Moy Yat Ving Tsun no Brasil: Mestre Nataniel Rosa e sua esposa, Patrícia Hallack, de Brasília, Mestre Julio Camacho, Mestra Ursula Lima, Mestre Felipe Soares e sua esposa, Elisa, Diego Guadelupe e sua noiva, Marcela, todos eles do Rio de Janeiro. De São Paulo, estiveram presentes Marcello Abreu, Cristina Azevedo e ainda o Mestre Celso Grande. O Mestre Leonardo Mordente, de Belo Horizonte, completou a lista de honra.
Como diz a tradição, o aniversário de um Si Fu (líder de uma família kung fu) serve não somente para celebrar o data de nascimento do mestre, mas também para reunir às pessoas, como voto de união do grupo e perpetuação do legado marcial. No aniversário de 40 anos do Mestre Anderson Maia, a Família Moy On Da San alcançou este êxito para o grande Clã Moy.
SEMINÁRIO DE TITULAÇÃO DO NÍVEL AVANÇADO
Os atuais requisitos da titulação de mestre da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence são bem refinados, com instrumentos estratégicos de formação, que melhor preparam um praticante de Ving Tsun para sua futura jornada marcial: a de ser um Mestre da arte.
Um dos critérios previsto no Programa MYVT de Inteligência Marcial está o Seminário de Tutorização, ferramenta para aferir o nível de transmissão de um determinado domínio do Sistema Ving Tsun. Nesta edição, realizada em Belo Horizonte, o domínio escolhido para o seminário foi o Biu Ji, o nível avançado do Ving Tsun Kuen.
|
Os participantes e convidados especiais para o seminário de nível avançado. |
Membros antigos de Belo Horizonte, o atual corpo de tutores de Minas Gerais, se juntaram à mestres e tutores de outros estados, para estudar, durante seis horas seguidas, os avançados conteúdos do Biu Ji. Foram eles que se juntaram ao Mestre Leo Imamura:
- Como convidados especiais:
Mestres Anderson Maia e Leonardo Mordente, de Belo Horizonte.
Mestre Nataniel Rosa, de Brasília.
Mestres Julio Camacho, Ursula Lima e Felipe Soares, do Rio de Janeiro.
Mestre Celso Grande, de São Roque.
Tutor Sênior Diego Guadelupe, do Rio de Janeiro; Tutores Seniores Marcello Abreu e Cristina Azevedo, de São Paulo.
- Tutores seniores de Belo Horizonte:
Ana Paula Mendonça, Peter Castro, Guilherme Freitas, Liana Lott, Rafael Castro, Pedro Valadão, William Nogueira, Rodrigo Giarola, Ivan Giarola, Bruna Piantino, Tiago Quintela, Oscar Lima e Humberto Cotta.
|
Experiência de Chi Sau, com o Mestre Nataniel Rosa. |
O Biu Ji foi considerado um nível de acesso quase secreto do Ving Tsun, por muitas gerações. A transmissão dos seus conteúdos avançados somente se dava de forma reservada, jamais pública. Foi por causa disto que surgiu a expressão, dentro do círculo marcial chinês: "Biu Ji Baat Jot Mun", ou seja, "Biu Ji não sai da família". Grão-Mestre Moy Yat foi um dos poucos discípulos do Patriarca Ip Man que obteve o privilégio de aprender com profundidade o nível avançado do Ving Tsun.