Os líderes do Clã Moy Yat Sang - Mestre Leo Imamura e Vanise Imamra, juntaram-se aos diretores do Núcleo Belo Horizonte - Mestre Anderson Maia e Carla Maia, para celebrar os 25 anos da MYVT em Minas Gerais, contando com a participação de mais de uma centena de pessoas, dentre mestres, membros, familiares e convidados especiais. Confira como foram esses dois já históricos dias da MYVT BH:
21/8 - 1o. dia - II Cerimônia de Titulação de Mestre Qualificado de Minas Gerais
O Núcleo Belo Horizonte, assim como todos as escolas da MYVT no mundo, tem dado a oportunidade para que todos os seus membros possam ter acesso pleno ao Sistema Ving Tsun, almejando a qualificação do título de "Mestre", não como uma conquista máxima, mas sim como o resultado do comprometimento ao longo de anos, onde tal título é uma etapa do processo que prossegue e não o fim de uma carreira. Sendo assim, um descendente de Grão-Mestre Moy Yat deve ter a certeza que a continuidade e o vínculo na relação familiar são os fatores que levam à titulação, na carreira de Tutor, Mestre e Grão-Mestre.
A primeira cerimônia desse gênero em Minas Gerais ocorreu em 2013, com a qualificação do Mestre Leonardo Mordente, dez anos após a titulação do Mestre Anderson Maia, a primeira ocorrida na América do Sul, em 2003.
Os seis titulados da II Cerimônia de MG. |
Nessa segunda cerimônia, a decisão do Líder do Clã foi qualificar seis mestres, dentre os doze já pretendidos e oficializados como "mestrandos" do Núcleo Belo Horizonte. Foram eles, com trajetória marcial e de vida parecidas, além de idades aproximadas:
- Peter Hutchinson (Moy Fuh Mao), 37 anos, na MYVT desde 1998.
- Guilherme Freitas (Moy Fat Laai), 32 anos, na MYVT desde 1998.
- Rafael Castro (Moy Laai Faat), 32 anos, na MYVT desde 1999.
- Pedro Valadão (Moy Wa Laai), 30 anos, na MYVT desde 2000.
- Rodrigo Giarola (Moy Lou Na), 34 anos, na MYVT desde 2001.
- Tiago Quintela (Moy Dei Na), 32 anos, na MYVT desde 2001.
A outorga do Jiu Paai, símbolo da transmissão legítima. |
A cerimônia ocorreu no salão superior do Restaurante Macau da capital mineira. A presença dos respectivos pais e esposas, além de familiares e membros, engradeceram e coroaram esse momento dos jovens e novos mestres, que passam agora a ocupar uma cadeira do Conselho de Mestres da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence.
A formação do Conselho de Mestres com os novos titulados. |
Os mestres Leonardo Mordente, de Belo Horizonte, e Domênico Bernardes do Rio de Janeiro, bem como o mestre sênior Washington Fonseca, de São Paulo, estiveram presentes e puderam representar os demais atuais mestres da MYVTMI. O membro sênior Antônio Caldeira, si hing dos titulados, foi o Mestre de Cerimônia.
Os presentes na cerimônia, com destaque para os mestres, pais e esposas (sentados). |
Por fim, uma terceira cerimônia já foi anunciada, prevista para janeiro de 2016, ainda no ano chinês do carneiro, completando a celebração dos 25 anos. Todas elas representarão no futuro a consolidação madura da trajetória do Núcleo Belo Horizonte e do seu diretor, Mestre Anderson Maia, apoiado, por todo esse tempo, pelos líderes do Clã Moy Yat Sang e também pela International MYVT Federation.
22/8 - 2o. dia - A Celebração dos 25 Anos da MYVT em Minas Gerais
O Mestre Leo Imamura anunciou no dia 22 de agosto de 1990 a admissão formal de Anderson Maia e do primeiro grupo de membros da MYVT em Minas Gerais. Em exatos 25 anos, no dia 22 de agosto de 2015 celebrou-se o mais importante aniversário do Núcleo Belo Horizonte, até então.
A festa reuniu mais de cem pessoas e o mais relevante: nela estiveram presentes membros de todas as sedes, da primeira escola, no centro, à atual, passando pelos sete endereços da MYVT na capital, a maior parte delas no bairro Savassi.
O Mestre Anderson Maia elegeu a especial data para publicar o primeiro livro da MYVT em Minas Gerais, intitulado "25 Anos da MYVT em MG". O lançamento ocorreu na abertura da festa. A distribuição do mesmo ocorrerá em setembro, com tiragem de 300 livros, sendo 25 em encadernação especial.
O Mestre de Cerimônia, Paulo de Figueiredo, anunciando o livro "25 anos MYVT em MG". |
O Mestre de Cerimônia da noite, o Tutor Paulo de Figueiredo, mobilizou a audiência para prestar cinco homenagens. A primeira ao Professor e Empresário Percy Maia, primeiro patrocinador da MYVT mineira. Em segundo, aos líderes do Clã Moy Yat Sang. Em terceiro, aos diretores do Núcleo Belo Horizonte. Em quarto, ao Mestre Leonardo Mordente. E, por fim, uma homenagem à todos, a "Placa Comemorativa de 25 Anos", que consta todos os nomes dos presentes na ocasião, bem como os atuais Membros Vitalícios do Núcleo Belo Horizonte.
A organização desses dois memoráveis eventos contaram com um número grande de participantes. Uma prova da força da MYVT em Minas Gerais nesses um quarto de século completados.
A placa comemorativa pelos 25 anos da MYVT em MG. |
Para ver mais fotos do evento, acesse: http://www.myvt-bh.com.br/25anos/.