O projeto A Bordo do Junco Vermelho participará em março um dos principais eventos de fotografia do país, na cidade de Tiradentes - MG. O enfoque será a terra natal de Leung Jaan, o "rei do kung fu" no século XIX.
Livro "Dr. Leung Jaan" de Leonardo Mordente. Inédito no Brasil. |
O projeto de resgate às origens dos ancestrais do Ving Tsun Kuen tem como base o registro em pedra do Patriarca Moy Yat, como mostra o vídeo abaixo, narrado no idioma cantônes:
Nesse minucioso trabalho, registra-se o Patriarca Leung Jaan como o sexto ancestral da arte, que viveu no século XIX, no Sul da China. Sua cidade natal é a vila Gulao, local onde o mesmo decidiu também viver nos últimos anos de sua vida, transmitindo o Kung Fu para os seus conterrâneos.
Atual local de prática de Kung Fu na Vila Gulao. No passado, a casa de Leung Jaan. |
Mestre Anderson Maia, como cultivador das artes marciais e intelectuais, elegeu a Fotografia como forma de expressar a segunda. O ensaio "Uma Vila Marcial na China" percorre o ambiente marcial de Gulao, nas duas ocasiões em que o Clã Moy a visitou, em 2009 e 2012. As centenas de fotos se resumiram a apenas 16 imagens finais, reunidas em um painel, 120x120cm, em impressão Fineart.
Anderson Maia e seu trabalho envolvendo suas duas artes: Ving Tsun e Fotografia. |
A mostra sobre a vila do "rei do kung fu" Leung Jaan será itinerante, após o prestigioso festival de fotografia da histórica cidade mineira.