sexta-feira, 10 de julho de 2015

Dia Memorial do Ving Tsun

O Núcleo Belo Horizonte mais uma vez reuniu seus membros para celebrar o Dia Memorial do Ving Tsun, data esta instaurada pelo Patriarca Ip Man em 1967, em Hong Kong, quando houve a fundação da HONG KONG VING TSUN ATHLETIC ASSOCIATION, a primeira entidade oficial do Ving Tsun (Wing Chun) em todo o mundo.
A logomarca e as placas tradicionais da HKVTAA, desde 1967.
Embora a data seja variável e segue o calendário chinês, convencionou-se celebrar no ocidente o "Dia do Ving Tsun" todo dia 4 de julho. É sabido que a popularidade desse estilo de Kung Fu nos anos 60 alcançaram patamares nunca antes vistos na então ilha sino-britânica, com milhares de praticantes, mesmo de outras artes marciais, buscando alguma mostra da prática do Ving Tsun Kuen. O nome de Bruce Lee, recém surgido como astro do cinema asiático, e a supremacia do estilo nos Gong Sau, os desafios inter-estilos que tomaram o círculo marcial de Hong Kong, fizeram a febre ocorrer.
Gong Sau, os tradicionais desafios que ganharam fama em Hong Kong, seja em terraços reservados à locais públicos. 
No entanto, o Patriarca Ip Man, mesmo aberto à expansão e a receber todos interessados, tinha preocupações maiores junto aos seus discípulos mais próximos: o de salvaguarda do sistema tradicional, onde os seis domínios do Ving Tsun estivessem pautados na transmissão pelo método Sam Faat, que mais tarde o Grão-mestre Moy Yat a rebatizou no inglês como "Kung Fu Life". Porém, o sábio patriarca tinha consciência que era inevitável a popularização da arte. O que se fez então foi dar maior suporte aos discípulos, os Dai Ji, que poderiam melhor organizar o inelutável crescimento mundial do Ving Tsun.
Ip Man em discurso de inauguração da primeira entidade.
O próprio nome ou transliteração, antes do ato de 1967, usava-se somente o WC - Wing Chun. Isto passou a ser motivo de chacota do círculo marcial quando os praticantes de outras escolas chamavam de "Kung Fu do banheiro" (Water Closet, em inglês). Foi com a fundação da entidade em Hong Kong que oficializou-se o VT - Ving Tsun, tendo Moy Yat contribuído com o estudo da transliteração, a pedido do patriarca. Hoje Ving Tsun, Wing Chun, Wing Tsun, Wing Chung, dentre outras, são usadas.
WC ou Water Closet. Motivo de mudança para Ving Tsun, com VT.
O grande mestre chinês recomendou que no dia memorial todos os Si Mun (famílias de kung fu) do Ving Tsun fizessem um encontro memorando os ancestrais da arte, de modo que a história de cada uma das gerações pudessem ser mantidas para as futuras. Sendo assim, o Mestre Anderson Maia, em seu 25o. aniversário na Família Moy Yat Sang, convidou os membros do Núcleo Belo Horizonte e, para memorar seu passado, houve uma menção aos ancestrais, seguida da mostra do I Seminário Internacional de Ving Tsun Kung Fu, realizado no Brasil, na primeira visita de Grão-Mestre Moy Yat, em São Paulo, agosto de 1990.
Exibindo IMAG1151.jpg
O Mo Gun de Belo Horizonte com presença marcante no Memorial do Ving Tsun.
O Dia Memorial do Ving Tsun de 2015, no Núcleo Belo Horizonte da Moy Yat Ving Tsun Martial intelligence, serviu enfim para também anunciar aos presentes o seu próximo grande evento: os 25 anos da MYVT em Minas Gerais, a ser realizada no dia 22 de agosto, com a presença de notáveis da entidade, além dos seus líderes, Mestre Leo Imamura e Dra. Vanise Imamura.
Exibindo IMAG1143.jpg
Mestre Anderson Maia relatando sobre a primeira visita de GM Moy Yat, em 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário