sábado, 15 de outubro de 2016

Tributo ao Patriarca Ip Man

No dia 10 de outubro de 1893 nascia Ip Man, na cidade de Foshan, Sul da China. Filho de uma família aristocrata, ele ainda criança foi aceito como discípulo de Ving Tsun do Patriarca Chan Wa Sun, sendo o último dos apenas dezesseis seguidores. Tais praticantes de Ving Tsun ficaram conhecidos no início do século XX como "Siu Ye Kuen", os "jovens cavalheiros marciais". Esse prestígio ainda jovem se estendeu por toda a vida do patriarca, mesmo nas maiores adversidades vividas na época, da guerra sino-japonesa à imigração dos chineses para Hong Kong, até o fim de sua vida, em 1972.
Foto de um evento organizado por Moy Yat nos anos 60 (sentado à esquerda do Patriarca Ip Man)
O grande Clã Moy Yat presta respeito ao oitavo patriarca do Ving Tsun Kung Fu, como forma de tributo, no dia de seu aniversário. Essa homenagem tem seus primórdios ainda em Hong Kong, quando o então discípulo de Ip Man, Patriarca Moy Yat, era o principal organizador da festa de aniversário do grande mestre, reunindo centenas de pessoas da comunidade marcial da ilha britânica.
Bruce Lee tornou Ip Man conhecido mundialmente, ainda nos 60.
Se foi Bruce Lee o responsável pela fama mundial do Patriarca Ip Man, o status local, em Foshan e Hong Kong, nada tem haver com seu célebre discípulo, havendo muito antes dos anos 60 um grande prestígio no círculo marcial e na sociedade chinesa, conquistada pelo carisma e potencial humano do grande mestre, nunca através de combates marciais ou qualquer demonstração de habilidades físicas. O Museu de Ip Man em Foshan (Ip Man Tong) expressa parte dessa importante personalidade chinesa (vide http://www.foshanmuseum.com/ymt/ymt.htm).
Os seis principais filmes sobre o Patriarca Ip Man, entre 2008 e 2015.
No século XXI, com o advento dos filmes, o papel das famílias tradicionais de Kung Fu, em especial à Moy Yat Ving Tsun, pelos estreitos laços entre o mestre e o discípulo durante anos de convivência rotineira, é de preservar o Homem Ip Man, separando do mito que está se criando. Um legado cultural de Artes Marciais se perpetua não de histórias fictícias e lendas, mas acima de tudo da salvaguarda do conhecimento através do aprendizado e da relação diária.
Noite em que se prestou homenagem ao Patriarca Ip Man na MYVTMI Belo Horizonte.
Acesse nosso website: www.myvtmg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário