sexta-feira, 4 de agosto de 2017

SHORT NEWS - JUN_JUL/2017

O INVERNO NO BRASIL NÃO DEIXOU ESFRIAR OS MOVIMENTOS DA MOY YAT VING TSUN DE MINAS GERAIS. CONFIRA O QUE MELHOR OCORREU NESSE PERÍODO:

TRIBUTO AO PATRIARCA MOY YAT
Mestre Anderson Maia em homenagem ao Patriarca Moy Yat.
Dia 28 de junho é a data em que o Grande Clã Moy Yat celebrava o aniversário de seu fundador. Desde o falecimento do Patriarca Moy Yat (1938-2001), tal data passou a ser um tributo, realizado por descendentes, em todo o mundo, do reconhecido "braço direito de Ip Man".
Presença dos membros do Clã para prestigiar o tributo ao patriarca.
Em Belo Horizonte, a homenagem reuniu dezenas de membros, da 11a. e 12a. geração, no restaurante Macau. Enquanto pratos em que o Patriarca Moy Yat degustava eram servidos, o Si Fu Anderson Maia apresentava a biografia do grande mestre, de sua infância, em Toishan, nos anos 30, passando pela juventude e início de carreira em Hong Kong, até chegar as décadas na América, onde estabeleceu-se em 1973 em New York, consolidando a Denominação Moy Yat Ving Tsun.

Mestre Leonardo Mordente apresentando as obras de Moy Yat.
Ao final do jantar, o Mestre Leonardo Mordente realizou uma palestra sobre as diversas obras deixadas como legado de Moy Yat, na qual ele é o tradutor oficial.

SEMINÁRIOS EM SP PARA MESTRES DO CLÃ MOY YAT SANG
Grão-Mestre Leo Imamura, líder do Clã Moy Yat Sang, convidou seus discípulos mais antigos, titulados "Mestre Sênior", "Mestre" e "Mestrando" para realizar o Seminário de Tutorização do Baat Jaam Do, o nível superior final do Sistema Ving Tsun.

Mestres e mestrandos, todos discípulos do Grão-Mestre Leo Imamura.
O encontro ocorreu na Casa dos Discípulos do Clã Moy Yat Sang, em São Paulo - SP.

INTERCÂMBIO ENTRE VING TSUN E AIKIDO
As artes marciais chinesas e japonesas, até o século XIX, tinham intercâmbios oficiais, presentes nos dois países. Infelizmente, com a guerra sino-nipônica dos anos 30 e 40 isso foi interrompido, cabendo aos atuais artistas marciais, cultivadores da cultura oriental, sem distinção, reconstruírem esse elo perdido.

Sifu Anderson Maia e Sensei Gliber Lavalle, em apresentação formal ao Ving Tsun.
A Moy Yat Ving Tsun sempre prezou pela boa relação entre as escolas marciais. Recentemente, um evento foi prova dessa ligação, quando o Si Fu Anderson Maia recebeu formalmente o Sensei Gliber Lavalle, renomado mestre de Aikido, como praticante de Ving Tsun no Mo Gun Savassi.

Ving Tsun Kung Fu e Aikido em perfeita harmonia, no Do Jo do Sensei Gliber.
Para retribuir a confiança desse troca de aprendizado, membros da Moy Yat Ving Tsun foram até a escola de Aikido do Sensei Gliber, justamente no dia em que se iniciou o "Memorial do Ving Tsun", em 4 de julho.

DIA MEMORIAL DO VING TSUN
Em 1967, o Patriarca Ip Man reuniu os seus discípulos para criar a primeira personalidade jurídica do Kung Fu em Hong Kong, sob os pedidos do próprio governo da então ilha britânica, que queria separar reais mestres e praticantes de artes marciais das gangues chinesas, que tumultuavam a sociedade com lutas clandestinas, desde os anos 50.

Visita do Clã Moy Yat na histórica HKVTAA, recebido pelo Patriarca Ip Ching.
Foi então que, em 1968, fundou-se a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, sendo a "quarta lua do sétimo mês" a data oficial, onde o Patriarca Ip Man decretou o "Dia Memorial do Ving Tsun".

TITULAÇÃO DE NOVOS TUTORES DA FAMÍLIA MOY ON DA SAN
Tatiana Cintra, a primeira tutora qualificada da 12a. geração em Minas.
Ocorreu em julho a titulação de "Tutor" para os níveis básico e intermediário do Ving Tsun Kuen para os membros da Família Moy On Da San: Rafael Lembi (Moy Lai Fai), Marcus Lima, Luiz Loureiro, Tatiana Cintra, Paulo Costa e Erick Abreu. Todos eles haviam sido indicados em setembro de 2016, quando o Grão-Mestre Leo Imamura realizou em Belo Horizonte o Seminário de Tutorização de Cham Kiu.

Em pé, os novos tutores da 12a. geração do Ving Tsun Kuen, titulados pela MYVTMI.
A presente titulação, outorgada pelo Si Fu Anderson Maia, com o aval da MYVTMI, serviu para reunir os referidos tutores e alguns novos tutorandos, numa série de estudos para atualização dos conteúdos tradicionais que compõe o Siu Nim Tau e Cham Kiu.

PRESENÇA DO MESTRE PEDRO VALADÃO, DA FINLÂNDIA
Mestre Pedro Valadão (à esq.), em prática com seus irmãos-kungfu.
Pedro Valadão, membro do Núcleo BH Savassi desde 2000 e mestre qualificado da MYVTMI desde 2015, esteve na capital mineira para passar férias. Ele há anos mora na Finlândia, sendo um destacado Professor de Educação Física, atual doutorando em Neuro-mecânica, numa das mais conceituadas faculdades europeias, na cidade finlandesa Jyvaskyla.

Confraternização da família kung fu para receber Pedro Valadão e esposa, Samira.
O encontro reuniu membros da família Kung Fu de diversas gerações, culminando num jantar no Pizza Sur, local tradicional de encontro dos membros da MYVT de Minas Gerais.

NOVA PRODUÇÃO SOBRE A BIOGRAFIA DE BRUCE LEE

Shannon Lee, filha de Bruce Lee, aproveitou o tributo pelos 44 anos de falecimento do "Pequeno Dragão", no último 20 de julho, para anunciar a nova produção de cinema sobre a biografia de seu pai. O diretor convidado pela família Lee para a produção é o aclamado Shekhar Kapur.

44 ANOS SEM BRUCE LEE
Bruce Lee para os membros do Clã Moy Yat não é o mito do cinema e ícone maior das artes marciais modernas. Deve-se lembrar que ele era discípulo do Patriarca Ip Man e, por sua vez, Si Hing (irmão mais velho do Kung Fu) do Patriarca Moy Yat. Sendo assim, Bruce Lee é, por exemplo, Si Baak Gung (algo como "tio-avô" mais velho) do Mestre Anderson Maia, diretor do Núcleo Belo Horizonte e introdutor da Denominação MYVT no Estado de Minas Gerais.

Si Fu Moy Yat recebendo Dan Inosanto, braço direito de Bruce Lee, como aluno.
No último dia 20/7, o mundo prestou diversas homenagens à Li Jun Fan (1940-1973), pelos 44 anos de sua morte. Si Fu Anderson Maia aproveitou a data para um jantar com alguns alunos e discípulos, contando o que realmente se deve considerar como contribuição do Mestre Lee para o Ving Tsun e as artes marciais tradicionais que chegaram à modernidade.
Capa da Revista Black Belt com Bruce Lee, em 1967.
O Grão-Mestre Leo Imamura aproveitou o mês para realizar um chat com o Clã Moy, discutindo a emblemática matéria sobre Bruce Lee e sua arte, publicada nos anos 60 na Black-Belt Maganize.

AGENDE SUA VISITA AO NÚCLEO, ACESSANDO:


2 comentários:

  1. Parabéns pelas atividades do MYVT BH, desejando a todos um 2º semestre cheio de realizações.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à MYVT BH, incansavelmente promovendo a nossa arte em Minas Gerais. Grande abraço a todos meus conterrâneos!

    ResponderExcluir