segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A introdução da MYVT na Irlanda

Mestre Anderson Maia em Chinatown de Londres
À convite do membro vitalício Daniel Balparda (Moy Ba Daat), o Mestre Anderson Maia (Moy On Da San) esteve por uma semana na Europa, à fim de ofertar ao seu antigo discípulo o título de "Tutor" e introduzir a Denominação Moy Yat Ving Tsun em Dublin - Irlanda. Acompanhe como foi à viagem, que extrapolou o processo da simples transmissão do Ving Tsun Kung Fu:

Primeiro destino: Londres, Reino Unido
Daniel Balparda e seu Si Fu em um típico Dim Sam (desjejum chinês).
O mestre Anderson Maia desembarcou na Europa por Londres, onde o seu discípulo Daniel Balparda, saindo de Dublin, já estava o aguardando na Chinatown Britânica.
Escola de Ving Tsun em Chinatown de Londres.
O objetivo da estada inicial na capital inglesa era visitar locais históricos da transmissão do Ving Tsun (Wing Chun), ocorrida desde os anos 70, via discípulos de Hong Kong do Patriarca Ip Man, que viram uma grande oportunidade de expansão, pela conexão entre Londres e a ilha sino-britânica.
Grão-Mestre Victor Kan: em Londres desde os anos 70.
Igreja na Georges Road onde o porão foi a escola do GM Victor Kan.
Famosos mestres estabeleceram escolas em Londres, muitas delas abertas até hoje, sendo uma das cidades de maior concentração do Ving Tsun no mundo.
Fachada da tradicional escola do Grão-Mestre Simon Lau.
GM Simon Lau na revista Combat.
Dentre tantos nomes, destacam-se o Grão-Mestre Victor Kan e Grão-Mestre Simon Lau, ambos radicados há décadas na Inglaterra. Há também muitas outras escolas, filiadas ao Grão-Mestre Ip Chun, Grão-Mestre Ip Ching, Grão-Mestre Wong Shun Leung, Grão-Mestre Tsui Seung Tin, Grão-Mestre Leung Ting, Grão-Mestre Samuel Kwok, dentre tantos outros da linhagem direta do Patriarca Ip Man, de Hong Kong. Até mesmo linhagens diretas de Foshan pousaram no Reino Unido, como o expoente Grão-Mestre Wai Po Tang.
Anúncio da "Combat Magazine" dos anos 80.
O próprio Patriarca Moy Yat já esteve em Londres, nos anos 80, mantendo alguns alunos britânicos nesse período.

Segundo destino: Dublin, Irlanda
Após a rica experiência em Londres, o principal motivo da turnê era iniciar a introdução da MYVT em Dublin, capital da Irlanda, atual residência do membro Daniel Balparda e sua esposa, Cleide Regina.
Residência em Dublin preparada para o Kung Fu.
Daniel Balparda é, há mais dez anos, engenheiro sênior da global Google INC. Ele faz parte da primeira geração da Família Moy On Da San, quando, há quinze anos, foi admitido no Núcleo Belo Horizonte da MYVTMI. Daniel foi reconhecido Membro Vitalício pelo Si Fu Anderson Maia em 2012 e, logo depois, mudou-se para os EUA. por motivos profissionais. Há dois anos, Moy Ba Daat estabeleceu-se em Dublin, cidade onde reúne um grande aglomerado de empresas de T.I., além da própria Google.

O ato formal da titulação "TUTOR"
Foto "Si-To" no ato da titulação de TUTOR.
Após ser acolhido na confortável residência do casal em Dublin, uma sala foi especialmente preparada para que, por uma semana, o processo de transmissão do Sistema Ving Tsun ocorresse, de maneira privativa e reservada, algo que no passado, na China, era usual tal forma de ensino.

O certificado com o título "TUTOR", assinado pelo Grão-Mestre Leo Imamura, líder do Clã Moy Yat Sang, foi outorgado ao membro da Família Moy On Da San, documento esse emitido pela MYVTMI, com validade mundial. Isso autoriza o agora Tutor Daniel Balparda à iniciar a transmissão do Ving Tsun na Irlanda, conforme o seu desejo.

A transmissão reservada do Ving Tsun Kung Fu
Daniel Balparda nos estudos do Muk Yan Jong.
Por cinco dias ininterruptos, Si Fu Anderson revisou os conteúdos do nível superior inicial - Mui Fa Jong, dando condições ao seu discípulo de se atualizar sobre o tradicional boneco de madeira "108 Muk Yang Jong", fase em que o mesmo havia encerrado, antes de sua saída do Brasil.

A visita ao headquarters europeu da Google
Conglomerado da Google em Dublin - Irlanda.
Como engenheiro e colaborador da Google, Daniel Balparda recebe o incentivo da própria empresa e de seus pares, para cultivar experiências fora do mundo da Tecnologia da Informação. Em horários alternativos, Daniel já conta com dois alunos de piano, uma outra habilidade que alimenta em sua rotina. Assim como a arte da música, será dessa forma que a arte marcial do Ving Tsun deverá se iniciar na Irlanda.
Si Fu Anderson e o casal Daniel e Cleide.
Moy Ba Daat fez questão de levar seu Si Fu até a empresa Google, para conhecer a impressionante estrutura, divida entre três exclusivos e modernos prédios.
A anfitriã Cleide e Anderson Maia na estátua da irlandesa Molly Malone.
Fazendo parte do processo de "Vida Kung Fu", o casal Daniel e Cleide gentilmente levaram o Si Fu Anderson aos principais pontos históricos da capital irlandesa, mostrando a antiga cultura celta e sua fusão ao velho mundo europeu. Prova que o processo familiar de convívio é sempre a melhor forma de desenvolver o Kung Fu, seja qual for o local do planeta.

Uma outra turnê à Europa já está prevista para 2019, dando continuidade ao trabalho iniciado na Irlanda, contando com o apoio do Tutor Daniel Balparda, dentre outros membros do Núcleo Belo Horizonte, que residem atualmente no continente europeu (Portugal, Finlândia, Holanda, Suécia e Inglaterra, além da Irlanda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário