segunda-feira, 14 de abril de 2014

11 anos da 12a. geração do Ving Tsun

No dia 15 de março de 2003, o Mestre Leo Imamura autorizou o seu discípulo, Mestre Anderson Maia, a iniciar sua própria família kung fu (em chinês, Si Mun). A ocasião fora a primeira titulação de mestre da Moy Yat Ving Tsun na América do Sul, que permitiu o início da 12a. geração do Ving Tsun na linhagem Moy Yat da Família Moy Yat Sang, tornando-a um Clã.
Membros do Núcleo Belo Horizonte em 2003, na titulação do Mestre Anderson Maia.
O Mestre Anderson Maia aguardou exatos trinta dias dessa data para convidar alguns membros do Núcleo Belo Horizonte para formalizar, oficialmente, a Família Moy On Da San, onde enfim ele se tornaria o líder de família (em cantonês, Si Fu). Vale ressaltar que o núcleo foi fundado em 1990, sendo então muito esperado tal momento. A data do primeiro Hoi Kuen (iniciação marcial) da Família Moy On Da San foi, portanto, o dia 15 de abril de 2003.


Fernando, Simo Carla, Sifu Anderson e Genaro, na primeira admissão, em 2003.
Genaro Kummer e Fernando Costa Cruz foram os primeiros alunos (To Dai) dessa nova geração. A admissão formal ocorreu no Mo Gun do Si Fu Anderson Maia do bairro Savassi, na época à Rua Cláudio Manoel. Muitos membros que estão hoje no Núcleo Belo Horizonte, estabelecido no bairro Sion, à Rua República Argentina, foram testemunhas nesse especial momento, há onze anos.

Uma família kung fu vencer mais de uma década de existência é algo de grande apreço no círculo marcial (Mo Lam). Poucas escolas de artes marciais do mundo atual conseguem se manter durante uma década. Antigamente, isso era mais comum, na China. Hoje, no mundo globalizado e com condições poucos favoráveis para cultivar os valores marciais, não são muitos os mestres que conseguem manter seus alunos por tantos anos.
A primeira Moy Yat Ving Tsun em Belo Horizonte, de 1990, revisitada pelos mestres anos depois.
Voltando no tempo, vale lembrar o ano de 1998, quando o Grão-Mestre Moy Yat visitou o Brasil para celebrar os dez anos da Família Moy Yat Sang, a 11a. geração do Ving Tsun, liderada pelo Mestre Leo Imamura. O Grão-Mestre Moy Yat, na ocasião, disse: - "Completar dez anos com saúde é como ver um garoto crescendo. Ele é apenas um menino, mas vencer e bem os primeiros dez anos faz acreditar que ele vai viver muito mais, por muitos e muitos anos".

Grão-Mestre Moy Yat em 1998. Celebrando uma década no Brasil. 
Os feitos do Mestre Leo Imamura nessas últimas décadas são provas das palavras do Grão-Mestre. A Família Moy On Da San, que mantém, nesses primeiros onze anos, por meio do Mestre Anderson Maia e seus discípulos e condiscípulos, vinculado e honrando a "Denominação Moy Yat Ving Tsun", faz parte dessa história.

Atuais Membros Vitalícios (Dai Ji) da Família Moy On Da San - 12a. geração do Ving Tsun:
1. Pedro Gontijo (Moy Go Ji)
2. Paulo de Figueiredo (Moy Lei Do)
3. Pedro Naves Nogueira (Moy Dak Lo)
4. Helder Lima (Moy Wut Dei)
5. Daniel Balparda (Moy Ba Daat)
6. Bruno Moura (Moy Bun No)
7. Paulo Nolli Filho (Moy Na Lei)
8. Ana Carolina Breyner (Moy Lou Lin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário