terça-feira, 1 de abril de 2014

Tertúlias Marciais

No Mo Lam - o círculo marcial chinês - é comum um grupo de artistas marciais se reunirem, não apenas para a prática corporal mas também para discutir um tema pertinente ao Kung Fu e os seus desdobramentos na cultura chinesa.

No século XVIII e XIX, quando o Kung Fu do Templo Shaolin fora preservado nas sociedades secretas, como por exemplo o Kin Fa Wui Gung (sociedade da flor de jade), onde o Ving Tsun fora inicialmente estabelecido, encontros reservados eram comuns entre os seus membros.
Maquete da sede da sociedade secreta "flor de Jade", onde aconteciam as tertúlias.
Na época do Patriarca Ip Man, em Foshan, era frequente esses intercâmbios, entre membros de um mesmo estilo ou interestilos. Nessa cidade, considerada a meca das artes marciais do Sul, famílias de Ving Tsun, Hung Ga, Choi Li Faat, Bak Mei, dentre outros, promoviam grandes discussões!

No ocidente, quando um grupo seleto de pessoas se reúnem, com certa regularidade, para discutir um tema em comum, chamamos isso de "tertúlia".
Mestre Leonardo Mordente promovendo a "tertúlia marcial".
Com a iniciativa do Mestre Anderson Maia (Moy On Da San) e do Mestre Leonardo Mordente (Moy Lei On), respectivos Diretor de Núcleo e Diretor de Língua Chinesa e Genealogia da Moy Yat Ving Tsun, eles convidaram os membros do Núcleo Belo Horizonte para organizar uma série de tertúlias marciais. Mestre Leonardo batizou esses encontros de "Tertúlia Seis Nomes".
Mestres Anderson Maia e Leonardo Mordente com o grupo da tertúlia.
Seis nomes refere-se aos seis domínios do Sistema Ving Tsun - Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do. Cada um desses contém uma particularidade no Sistema, uma natureza específica, na qual o nome, por si só, já nos leva a uma característica, a ser explorada na experiência marcial.
O livro de Grão-Mestre Moy Yat "The Legend of Kung Fu Masters" que versa sobre os 6 nomes.
Foi o Grão-mestre Moy Yat um dos principais expoentes modernos do Kung Fu a se preocupar em traduzir adequadamente os seis nomes do Ving Tsun. Vale lembrar que, antes, tais termos não careciam de traduções, por que eram estudados na China, entre chineses somente.

Obs.: O livro The Legend of Kung Fu Masters by Moy Yat, dentre outros, encontra-se à venda no https://pt-br.facebook.com/olivrodepedradovingtsun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário