quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Série "Marco Polo" resgata o primeiro contato Europa-China

No próximo dia 12/12 o mundo do entretenimento irá lançar uma super produção: Marco Polo (EUA, 2014 / Netflix). O italiano de Veneza, Marco Polo (1254-1304) é dito como o primeiro mercador e aventureiro europeu a ter contato com a cultura chinesa, vivendo junto ao então império mongol por cerca de duas décadas.

Seu livro de memórias Il Milione (no Brasil conhecido como As viagens ou O Livro das Maravilhas) relata a experiência com aquele que fora o maior império de todos os tempos - 1/5 do território habitável do mundo - sob o domínio de Kublai Khan, neto do grande Gêngis Khan, sendo a primeira dinastia não-chinesa (da Mongólia, norte da Ásia) a tomar a China, entre 1271 e 1368.
Fac-simile do antigo livro de Marco Polo: distribuído pela Europa no século XIV.
Marco Polo teve contato com uma cultura distante e isolada da sua, mas surpreendentemente muito avançada em relação à época. O Império Mongol, chamado na China como Dinastia Yuan, foi sucessora da Dinastia Song, esta última tida como uma das mais prósperas sociedades do mundo, principalmente em termos bélicos e no campo das artes - marciais e literárias. O primeiro imperador mongol herdou toda esta tecnologia para dominar a maior expansão chinesa de sua história.
Império Mongol: o maior da história da humanidade.
Dois exemplos mostram a herança dos Song para os Yuan: o famoso e antigo livro Sunzi Binfa, conhecido aqui como A Arte da Guerra de Sun Tzu, tem o seu manuscrito mais difundido na China justamente da Dinastia Song. Vale lembrar que tal tratado de guerra é do Período dos Estados Combatentes, ou seja, mais de mil anos antes da tomada do poder mongol. Outro exemplo foi a eficaz iniciativa dos Yuan em produzir, em larga escala, as invenções bélicas dos Song, registrados na obra Wujing Zongyao.
Pintura de Marco Polo com arco e espada chinesas.
Em relação às artes marciais, nesse período já estavam consolidadas às duas escolas monásticas clássicas, de Shaolin e Wudang, que se beneficiaram das empreitas de guerra e expansão dos mongóis, para formação e provimento dos exércitos. É dito que foi nesta época que as espadas chinesas influenciaram a tecnologia de forja de armas de outros territórios vizinhos, como o Japão e oriente médio.
Militar chinês contemporâneo a Marco Polo. Mesmas armas.
As exageradas investidas territoriais e atenção bélica do império mongol fizeram com que estradas e infra-estrutura para rotas de comércio evoluíssem sem precedentes na China. Foi isto que possibilitou o veneziano Marco Polo e tantos outros não chineses tomarem contato com a cultura chinesa. Rota da Seda, Rota do Chá e Rota das Especiarias são bons exemplos desses intercâmbios.
A suposta rota comercial de Marco Polo.
O grande erro de Kublai Khan foi não investir em cultura e educação, segundo os sinólogos atuais. O grande imperador mongol aboliu os concursos para cargos públicos, há muito instaurados na China e de grande interesse de milhares de intelectuais. Com isto, a já evoluída língua e os textos clássicos chineses, matérias das rigorosas provas dos concursos, deixaram de ser apreciados pelo povo. A preocupação por poder e expansão bélica desvalorizava a outra rica parte da herança dos Song, onde a literatura e as artes foram evidenciadas.

O declínio da Dinastia Yuan ocorreu com o movimento de camponeses, os chineses originários Han, para derrubar os mongóis. Neste tempo, os templos Shaolin e Wudang já não obtinham recursos do império e se juntaram aos homens da terra. Surgiu assim a Dinastia Ming (1368-1644). Os monges guerreiros lutaram por séculos em favor dos Ming. Por esta razão, os estilos de Kung Fu evoluíram ainda mais neste período, principalmente na China Meridional, quando surgiu o templo Shaolin do Sul, em Fukien, de onde se origina o Ving Tsun Kuen.

A primeira temporada da série Marco Polo tem tudo para mostrar a magnitude da antiga cultura e artes marciais chinesas. Uma boa analogia para o público refletir por que a China é hoje a provável potência do século XXI.

Assista ao making-of  sobre o treinamento marcial da nova série:

Nenhum comentário:

Postar um comentário