quarta-feira, 14 de agosto de 2013

8 / 8 / 2013 - 25 Anos da Moy Yat Ving Tsun no Brasil

No dia 8/8/88 a Família Moy Yat Sang era reconhecida como uma legítima descendente do Clã Moy Yat. Grão-mestre Moy Yat concedia ao seu discípulo Leo Imamura (Moy Yat Sang) a condição de liderar uma família kung fu na América do Sul.
O ano de 2013, além do cinquentenário do Mestre Leo Imamura, é também o ano em que a Moy Yat Ving Tsun completa 25 anos no Brasil. Acompanhe a retrospectiva desta reluzente jornada:

1988 - Após vivenciar o Ving Tsun em Hong Kong, em 1987, Leo Imamura torna-se, nesta mesma turnê, discípulo de Grão-Mestre Moy Yat, em New York - EUA. Em sua segunda visita à sede mundial da MYVT, Moy Yat reconhece o esforço de seu discípulo brasileiro e autoriza-o oficializar a Família Moy Yat Sang. A data da fundação escolhida por Leo Imamura foi 8/8/88, devido à grande afinidade que este teria tal número, símbolo de prosperidade na China.
A placa de número 8 foi outorgada à Família Moy Yat Sang.
1989 - Grão-Mestre Moy Yat outorga o Jiu Paai de número 8 ao Mestre Leo Imamura, numa coleção de dez placas.
1990 - Primeira visita do Grão-Mestre ao Brasil, acompanhado do Mestre Miguel Hernández.
1991 - A MYVT ganha núcleos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e também na Argentina.
1992 - Grão-Mestre Moy Yat viaja pela segunda vez ao Brasil.
1993 - A sede da América do Sul, em São Paulo, ganha novas instalações, na Av. Cursino.
Seminário de Grão-Mestre Moy Yat em sua quarta visita ao Brasil.







1994 - Terceira visita de Grão-Mestre Moy Yat ao Brasil.
1995 - Mestre Leo Imamura inaugura uma nova sede da América do Sul, em São Paulo, na Hípica Santo Amaro, tornando-se uma das maiores escolas de Ving Tsun do continente.
1996 - Moy Yat, em sua quarta visita ao Brasil, realiza uma grande cerimônia de discipulado (Baai Si) e reconhece o primeiro grupo de tutores no Brasil (Biu Jee Certification).
1997 - A Família Moy Yat Sang viaja pela primeira vez à sede mundial em New York, para a cerimônia de aposentadoria de Grão-Mestre Moy Yat.
1998 - A Família Moy Yat Sang comemora seus dez anos e recebe Grão-Mestre Moy Yat no Rio de Janeiro, em sua quinta visita ao Brasil. 
1999 - Ocorre a primeira passagem de nível para o Baat Jaam Do, o último domínio do Sistema Ving Tsun, sendo o processo inicial para formação de mestres, concretizado em 2003.
O primeiro busto oficial de Moy Yat foi entregue em mãos para o Brasil.
2000 - Grão-Mestre Moy Yat visita pela última vez o Brasil. Em sua sexta viagem, conhece os núcleos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na sede central, deixa o seu primeiro busto oficial.
2001 - Com o falecimento de Moy Yat, em 23 de janeiro, a Família Moy Yat Sang se reestrutura, contando com o total apoio da Sra. Helen Moy, viúva do Grão-Mestre.
2002 - Helen Moy e William Moy, viúva e filho de Moy Yat, visitam o Brasil para estreitar os laços com a família Moy Yat Sang.
O Núcleo Belo Horizonte que prestigiou a titulação de Mestre de Anderson Maia, em março de 2003.
2003 - Reconhecimento dos primeiros mestres da Família Moy Yat Sang, elevando-a à condição de Clã. Na mesma ocasião, é lançado o Programa MYVT de Inteligência Marcial. 
2004 - O núcleo São Paulo ganha novo endereço, no Brooklin. Mais tarde, este Mo Gun dá lugar à Casa dos Discípulos do Clã Moy Yat Sang, que permanece até os dias atuais.
2005 - Publica-se o primeiro documento oficial da Genealogia da Família Moy Yat Sang, com dados sobre as nove gerações ascendentes do Mestre Leo Imamura.
O Livro de Pedra, o primeiro de uma trilogia sobre os Ving Tsun Kuen Kuit.
2006 - A obra "O Livro de Pedra do Ving Tsun" é lançado no Brasil, de autoria de Leonardo Mordente (https://www.facebook.com/olivrodepedradovingtsun).
2007 - O Clã Moy Yat Sang atinge o número de 108 discípulos. Na China, 108 é símbolo de "êxito completado".
2008 - A Família Moy Yat Sang completa vinte anos de existência e recebe os mestres Lester Lau e Nelson Chan, respectivamente representantes do Clã Moy dos EUA e Canadá.
O Clã Moy na porta do templo Shaolin do Sul (Nam Siu Lam Ji)
2009 - É lançado o projeto A Bordo do Junco Vermelho (www.onboardtheredboat.com), que visa explorar as raízes do Ving Tsun na China.
2010 - Leonardo Mordente lança o livro "Dr. Leung Jaan", no 70o. aniversário da Sra. Helen Moy, em New York.
2011 - O Clã Moy Yat Sang qualifica Úrsula Lima (Moy Lin Mah), tornando-se a primeira mulher a ter o título "Qualified Master" da International MYVT Federation.
A comitiva da viagem de 2012 à China no Museu de Ip Man.
2012 - O projeto A Bordo do Junco Vermelho retorna à China.
2013 - Helen Moy, líder do Clã Moy, visita o Brasil, acompanhada dos mestres sêniores Pete Pajil e Miguel Hernández, com grande comitiva. O motivo: o ciquentenário do Mestre Leo Imamura.

Um comentário:

  1. Excelente Anderson. Un gran abrazo de este amigo argentino que te recuerda.

    ResponderExcluir