sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Tributo ao Grão-Mestre Tsui Seung Tin (1933-2014)

No dia 28 de julho de 2014 o círculo marcial do Kung Fu perdeu o Grão-Mestre Tsui Seung Tin (Chu Shon-tin), então o mais antigo discípulo do Patriarca Ip Man de Hong Kong.
O jovem Tsui Seung Tin (sentado à esquerda), em foto formal com o Patriarca Ip Man.
Nascido em 1933, o jovem Tsui Seung Tin trabalhava na sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Restaurantes de Hong Kong, local onde Ip Man começou a transmitir o Ving Tsun. Aos 17 anos, em janeiro de 1951, ele se tornou o terceiro aluno do Patriarca da então ilha britânica.
Tsui Seung Tin e Ip Man no terraço do prédio do sindicato.
Sua natureza tranquila, eficiente e a grande persistência na prática, logo fizeram Ip Man e os colegas apelidarem Tsui Seung Tin de o "Rei do Siu Nim Tau", alcunha que ele honrou por toda a vida, sendo uma referência para todas as gerações em que teve contato, em todo o mundo.
O "Rei do Siu Nim Tau" em exibição de gala no congresso mundial da HKVTAA.
Si Fu Tsui Seung Tin começou a ensinar em 1957, no terraço do prédio onde morava. O proprietário proibiu que ele continuasse a prática. Foi aí que ele levou os alunos para transmitir o Ving Tsun na indústria têxtil, onde ele havia começado a trabalhar. Em 1963, ele estabeleceu seu Mo Gun em Kowloon. Durante mais de cinquenta anos Grão-Mestre Tsui Seung Tin manteve sua escola nesta região, recebendo milhares de visitantes, alunos e discípulos, tornando-se um dos mais duradouros e respeitado locais de ensino do Kung Fu.

Quando Grão-Mestre Moy Yat tornou-se discípulo do Patriarca Ip Man, em 1957, ele logo tomou seu Si Hing como referência, iniciando uma longa amizade. Prova dessa relação foi a indicação do artista e acadêmico Kwong Chi Nam, discípulo de Tsui Seung Tin, que foi convidado por Moy Yat para fazer o primeiro Jiu Paai - placa tradicional do Kung Fu - da família Moy. Anos mais tarde, Kwong Chi Nam, com total apoio de seu Si Fu, tornou-se companheiro de Grão-Mestre Moy Yat para realizar a obra em pedra "Ving Tsun Kuen Kuit".
Moy Yat, Ip Chung, Ip Ching e Tsui Seung Tin: Grão-Mestres nos anos 90.
Em toda viagem de Grão-Mestre Moy Yat à Hong Kong, ele reencontrava seu irmão-kung fu. Por algumas vezes, Grão-Mestre Tsui Seung Tin retribuiu tais visitas, viajando até New York.
Visita de Tsui Seung Tin e Wong Shung Leung à MYVT de New York, em 1989.
A relação da Família Moy Yat e Tsui Seung Tin permaneceu por todos estes anos. Em 2009, na primeira viagem do projeto A Bordo do Junco Vermelho (www.onboardtheredboat.com), o Grão-Mestre foi entrevistado, ofereceu consultoria e ainda convidou a Família Moy a visitar sua escola, promovendo um histórico encontro.
Família Moy, do Brasil e EUA, em visita à Tsui Seung Tin. Hong Kong, 2009.
Em 2012, quando a comitiva brasileira retornou a Hong Kong, em continuidade do projeto, Grão-Mestre Tsui Seung Tin novamente recebeu a Família Moy, em seu Mo Gun, autografando os livros de sua autoria como lembrança.
Sra. Helen Moy, Miguel Hernández e Leo Imamura apresentando o projeto a Tsui Seung Tin.
Seu filho, Si Fu Chan Yu San, juntamente com centenas de discípulos e mestres formados em todo o mundo, continuarão o seu legado. A escola fundada ainda nos anos 60, na Cheung Sha Wan Road de Hong Kong, seguramente continuará sendo um Mo Gun para aqueles que querem ver vivo o legado do Patriarca Ip Man, que seu terceiro discípulo soube tão bem honrar por longas décadas.

Para saber mais: 
http://www.wingchunpedia.org/pmwiki/pmwiki.php?n=WCP.ChuShongTin
http://www.cstalumni.hk/chushongtin/
http://moyfatlei.blogspot.com.br/2014/07/the-story-of-chu-shong-tin-historia-de.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário