quinta-feira, 21 de maio de 2015

Moy Wai Lim em Siu Lam do Sul

William Nogueira (Moy Wai Lim) é membro da MYVT BH desde 2001. Engenheiro Mecânico de formação, William é sócio-diretor da Turbo Brasil, empresa que mantém relações comerciais em vários países, dentre eles, a China. Neste mês de maio, ele viajou por motivos profissionais à cidade de Putian, na província chinesa de Fujian, onde está estabelecido o Templo Shaolin do Sul (em cantonês, Nam Siu Lam Ji).
William Nogueira (Moy Wai Lim) no templo Shaolin do Sul, em Putian.
Como um legatário do Ving Tsun, Moy Wai Lim não poderia ter deixado de visitar o histórico templo, complementando, com seus registros fotográficos, a visita que o Clã Moy realizou no mesmo local, anos atrás, em 2009, com o projeto A Bordo do Junco Vermelho (www.onboardredboat.com).
A placa no pátio interno sobre a reconstrução do templo, nos anos 80 e 90.
Sabe-se que há vários locais denominados "Shaolin", por toda a China, construídos entre os séculos V e XIX, sob o comando dos chamados "monges budistas guerreiros". No entanto, são dois os locais considerados de fato "Monastérios", por sua importância geopolítica.
Templo Shaolin do Norte, na época da reconstrução, nos anos 70.
Escombros do Templo Shaolin do Sul, nos anos 80.
O primeiro é o Templo Shaolin do Norte, fundado em 495 na província de Henan. Este é originário dos demais e, atualmente, muito famoso, recebendo milhões de praticantes, turistas e entusiastas do Kung Fu, sendo o terceiro local de maior visitação turística da China, também reconhecido pela UNESCO como "Patrimônio Tombado Histórico da Humanidade".
Shaolin do Norte, em Henan: atração turística.
O segundo templo, na qual se originou o Sistema Ving Tsun e supostamente viveu a monja Ng Mui e tantos outros abades (chamados de "Cinco Antigos") que originaram os diversos estilos de Kung Fu da China Meridional. O Templo Shaolin do Sul está situado na costa do pacífico, na Província de Fujian.
Invasão de navios piratas levaram a criação de uma "Fortaleza Shaolin" no Sul.
Não há comprovação histórica de quando foi fundado - alguns defendem a criação no final da Dinastia Song, em 1.200 - séculos depois do Templo Shaolin do Norte. O templo sulista desempenhou forte papel político e militar, de proteção à navios piratas do século XVI, numa época em que o "exército shaolin" fazia a proteção territorial para os imperadores da Dinastia Ming (1.368-1.644).

Recentemente reconstruído, nos anos 80, o histórico templo, no alto de uma montanha, ao contrário do templo de Henan, não é uma atração turística, ainda que recebe um pequeno público, mais seleto, que cooperam com os monges budistas que hoje o lideram, preservando as tradições shaolin e do Kung Fu ali deixadas, quando destruído pelos manchus, no século XVIII.
Recepção privativa do líder de Shaolin do Sul à líder do Clã Moy, Sra. Helen.
Para os legatários do Ving Tsun e os apreciadores da história do Kung Fu, visitar o templo Shaolin do Sul, à exemplo de William Nogueira, pode ser mais atrativo e educador que o famoso e popular templo Shaolin do Norte, sem desmerecer o crucial papel desse último, no legado antigo e moderno das Artes Marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário