segunda-feira, 29 de junho de 2015

Tributo ao Mestre Celso Grande (1960-2015)

No dia 24 de junho o círculo marcial brasileiro perdeu um dos seus grandes expoentes: Celso Grande, discípulo direto do Mestre Leo Imamura e de 2a. geração de Grão-Mestre Moy Yat, conhecido no Kung Fu como Moy Lin Dei.
Última foto de Celso Grande com seu mentor, Leo Imamura (jun/15).
Mestre Celso Grande teve a honra de ser qualificado "Mestre Sênior" pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence. Como diretor do Núcleo São Roque - SP, este máximo título do Clã Moy no Brasil não veio por acaso e sim pautado em muita luta e perseverança, características que sempre marcaram o legatário do Ving Tsun, Moy Lin Dei.
Celso Grande (à esq.) e esposa, Márcia Grande, no dia de seu título de Mestre Sênior, em set/14.
Celso Grande começou nas artes marciais ainda nos anos 70, participando das primeiras grandes entidades de Kung Fu no Brasil. Foi ainda nos anos 80 que Celso Grande conheceu Leo Imamura. Ambos jovens, a vida reservou um especial reencontro, décadas mais tarde.
O jovem Si Fu Celso, em sua primeira escola em São Roque - SP.
Em 2001, com a repercussão na imprensa especializada sobre o falecimento de Grão-Mestre Moy Yat, Celso Grande decidiu procurar a Moy Yat Ving Tsun, a fim de recomeçar, sob a tutela do Mestre Leo Imamura, sua já bem sucedida trajetória marcial. Com a humildade que cabem a todo legatário do Kung Fu, Celso Grande reiniciou o nível básico do Sistema Ving Tsun, tendo sido admitido na Família Moy Yat Sang em 2002.

Em 2004, Celso Grande realizou o Baai Si, a cerimônia de discipulado, recebendo o nome Moy Lin Dei de seus mentores.

Em dezembro de 2009, em seu aniversário de 49 anos, Si Fu Moy Lin Dei recebeu o título de "Mestre Qualificado" pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence, em cerimônia organizada na cidade de São Roque. Logo após, deu-se início o Núcleo São Roque, que já contava com fiéis alunos, que o acompanharam desde a sua antiga escola de Kung Fu, no interior paulista.
Si Fu Celso e Si Mo Márcia, na titulação de Mestre (dez/2009).
Na nova condição de líder da Família Moy Lin Dei, Celso Grande decidiu por viajar, ano a ano, para todas as escolas do Clã Moy, do Brasil e do exterior, acompanhando o Si Fu Leo Imamura. Foi assim que ele visitou, por mais de uma ocasião, as seguintes cidades: New York e Philadelphia - EUA; Madri - ESP; Buenos Aires - ARG; Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, claro, São Paulo, onde na capital paulista Celso foi também fundador da Casa dos Discípulos. Um exemplo sem precedentes em nossa Família Kung Fu.
Celso Grande (à dir.), com o Clã Moy em visita a lápide de GM Moy Yat.
Celso Grande, em jantar familiar na residência da Sra. Helen Moy, em New York.
Em 2013, Mestre Celso Grande recebeu a honraria da visita da líder do Clã, Sra. Helen Moy, além dos mestres Pete Pajil e Miguel Hernández, principais herdeiros de Grão-Mestre Moy Yat, em seu novo mogun, em São Roque.
A histórica visita ao novo Núcleo São Roque, em março de 2013.
Em 2014, Si Fu Moy Lin Dei e seus discípulos, organizaram em São Roque o principal evento da Moy Yat Ving Tsun no Brasil: o aniversário do Líder do Clã Moy Yat Sang - Mestre Leo Imamura.
Si Fu Celso Grande e Si Mo Márcia Grande, como anfitriões do 51o. aniversário do líder do Clã Moy Yat Sang.
Eu, Moy On Da San, como membro do Conselho de Mestres da MYVTMI e Si Hing de Moy Lin Dei, presto aqui minha homenagem, na certeza que o legado deixado pelo meu grande amigo e irmão kung fu será mantido vivo, por muitas e muitas gerações, por seus familiares, seus pares e seus discípulos.
O Conselho de Mestres da MYVTMI.
Celso Grande e Anderson Maia.
Celso Grande (Moy Lin Dei) 15/12/1960-24/06/2015.

Um comentário: