quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dois filmes em maio sobre o círculo marcial de Foshan

O círculo marcial chinês (Mo Lam) no início do século XX, época em que viviam o Patriarca Ip Man e seu mentor, Chan Wa Shun, fervilhava na cidade de Foshan, Sul da China, meca do Kung Fu no período pós-imperial na China (1911).
Foto histórica da comunidade marcial chinesa nos anos 20.
Em maio, duas grandes super-produções cinematográficas, já lançadas na China no ano passado, entraram agora no circuito internacional, fruto talvez da "febre" sobre os filmes de Ip Man, sucessos de bilheteria. Os dois filmes nada diretamente ligados ao grande mestre, porém, retrata a refinada e competitiva comunidade marcial:

THE FINAL MASTER (SI FU 師父) / 2016 (Dir. Xu Haofeng)
O filme se passa em Foshan e enfatiza duelos de armas entre as famílias tradicionais (Si Mun) e as Tríades (Tian Di Hui), em especial as "facas cortantes duplas", similares ao Baat Jaam Do do Ving Tsun Kuen.
Real Círculo Marcial do início do século XX na China.
Ainda que nada diretamente faz referência a realidade, pode-se remeter à época em que viviam os "três heróis" do Kung Fu de Foshan, aristocratas que lideravam a sociedade marcial, com contatos entre várias classes e tipos. Eram eles: Ip Man, Yuen Kay Shan e Yui Choi., que viviam ao meio de outros também importantes dignatários das artes marciais.


RISE OF THE LEGEND (黃飛鴻之英雄有夢)  2015 (Dir. Roy Chow)
Wong Fei Hung é o mais destacado mestre de Kung Fu representado no cinema, desde os primórdios da "sétima arte" na China, nos anos 30. Ele foi um respeitado Si Fu do famoso estilo Hung Ga em Foshan, vivendo no mesmo período dos patriarcas do Ving Tsun, Chan Wa Shun e Ip Man. Há um grande museu em homenagem a Wong Fei Hung na cidade, sendo uma verdadeira lenda marcial até os dias de hoje.
Entrada do museu do grande Wong Fei Hung.
Há mais de 100 produções de Cinema e TV sobre Wong Fei Hung. Pelo que parece, a febre de filmes não irá se interromper nesse século.


Mais que puro entretenimento, filmes de artes marciais inspiram os adeptos e aficionados do Kung Fu até os dias de hoje, em todo o mundo. Vale, para o verdadeiro artista marcial, saber se inspirar e separar fantasia e realidade, no importante papel de educação e desenvolvimento humano que uma Arte Marcial sempre preconizou.

Agende uma sessão individualizada na MYVTMI:
www.myvt-bh.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário