sábado, 21 de janeiro de 2017

Os dias que antecedem o ano novo chinês

Lanternas vermelhas são acessas nos dias que antecedem o ano novo.
Nas tradições do San Nin, o ano novo chinês, a marca de quinze e sete dias antes da chegada do novo ciclo são muito esperadas, onde começam-se diversos preparativos. É o momento em que residências, lojas e, não diferente, escolas de artes marciais inserem afortunados adornos, principalmente as lanternas vermelhas, e placas com auspiciosos dizeres, predominando as cores vermelho e dourado. Na quinzena anterior costuma-se iniciar as danças do dragão e do leão. Uma semana antes os preparativos se intensificam, sendo para muitos feriado e período de descanso.
Janderson e Arlen com as placas de ano novo.
O ano chinês do "galo de ouro" inicia-se no próximo sábado, 28. Para manter a tradição dos sete dias, o Si Fu Anderson Maia convidou nesse sábado dois de seus mais recentes To Dai (alunos), admitidos nesse ano que se finda, que foi regido pelo macaco. Janderson Diniz e Arlen Freitas se prontificaram em instalar as duas placas de anúncio de ano novo, normalmente deixadas na porta de entrada dos estabelecimentos. 
Os dizeres "boa sorte, paz e proteção" para o novo ano.
Após a prática marcial e a limpeza do Mo Gun (recinto marcial) os dois novos membros da Família Moy On Da San realizaram um Yam Cha - "beber chá" - e puderam ouvir do Mestre Anderson sobre as tradições do San Nin e como os chineses são cuidadosos nessa época, para que tudo corra bem durante o ano, das relações humanas, da própria saúde, aos negócios e o trabalho.
Si Fu Anderson Maia na porta do Mo Gun. 
Saiba mais sobre esses costumes (matéria em inglês): chinese new year

Nenhum comentário:

Postar um comentário