domingo, 27 de maio de 2018

Tributo ao Si Fu Moy Bing Wah

Moy Bing Wah, discípulo de Ip Man, apresentador formal de Moy Yat.
O Círculo Marcial perdeu ontem um entusiasta do Ving Tsun Kung Fu, reconhecido desde os anos 50 como discípulo direto do Patriarca Ip Man: Moy Bing Wah (1930-2018). Para o Clã Moy, ele representa muito além, por ter sido o apresentador formal de Moy Yat ao Si Fu Ip Man, em 1957, na cidade de Hong Kong.
Si Fu Moy Bing Wah, ainda jovem, ensinando Kung Fu.
O apresentador formal nas artes marciais chinesas (em chinês, Gaai Siu Yan) muito representa para um aprendiz, devido a confiança necessária para indicar uma pessoa à uma família Kung Fu e expor ao seu próprio mestre. Além dessa confiança inicial, o Patriarca Moy Yat desenvolveu um grande laço de amizade e gratidão ao seu Si Hing (irmão mais velho), por toda a vida.
Moy Yat e Moy Bing Wah, em 1997, na aposentadoria do Patriarca.
Embora discreto na mídia e no próprio meio marcial, Moy Bing Wah cultivou amizades entre os seus pares, além de transmitir o Ving Tsun durante décadas à dezenas de discípulos e alunos, desde os tempos de Hong Kong. Ainda nos anos 80, Moy Bing Wah foi morar na América, estabelecendo nas últimas décadas na cidade de Boston.
Moy Bing Wah (ao centro) com outros mestres, discípulos de Ip Man.
O Grão-Mestre Leo Imamura teve a oportunidade de conviver com o Si Fu Moy Bing Wah, conhecendo-o ainda quando o Patriarca Moy Yat estava vivo, estendendo o contato mesmo após o falecimento do patriarca do Clã Moy.
Grão-Mestre Leo Imamura em foto recente com o Si Fu Moy Bing Wah.
Mesmo com idade avançada, Moy Bing Wah mantinha grande motivação em propagar o Ving Tsun. São inúmeros registros dele, em diversas cidades dos EUA, em seminários, aulas ou um simples "gole de chá", sempre envolto à artistas marciais, de várias gerações. Dentro das escolas Moy Yat Ving Tsun da América, foram muitos os privilegiados que conviveram com essa importante figura, que disseminava o Kung Fu e tudo que aprendeu com o Patriarca Ip Man.
Moy Bin Wah ensinando Kung Fu na Moy Yat Ving Tsun dos EUA.
Após o anúncio de seu falecimento, a viúva de Moy Bin Wah, divulgou a data da cerimônia fúnebre, à ocorrer no dia 1 de junho, seguindo critérios da tradição chinesa. Logo após a divulgação, foram muitas as mensagens e homenagens, em todo o mundo.
Moy Bing Wah entre o Clã Moy, em recente evento com a Madame Helen Moy, em NYC.
O Grão-Mestre William Moy, em nome da Madame Helen Moy e todo o Clã, dedicou as seguintes palavras aos familiares, em respeito à seu Si Bak (tio mais velho no Kung Fu), Moy Bing Wah: "RIP Sibak and thank you from the bottom of our hearts".

Nenhum comentário:

Postar um comentário