terça-feira, 11 de junho de 2013

Seminário de "Siu Nim Tau" no Rio de Janeiro

A convite da Mestra Úrsula Lima (Moy Lin Mah), diretora do Núcleo Copacabana - Rio de Janeiro, o Mestre Anderson Maia se deslocou de Belo Horizonte até a capital fluminense, a fim de acompanhar o Mestre Sênior Leo Imamura, este ministrante do Seminário de Tutorização do Siu Nim Tau, o nível básico do Sistema Ving Tsun. O evento foi organizado pelos membros da Família Moy Lin Mah e se realizou no Hotel Othon de Copacabana.
O Seminário com dezenas de membros dos núcleos do Rio de Janeiro.
Dos assuntos inerentes ao domínio inicial do Ving Tsun, o de maior destaque entre os participantes foi sobre a estratégia chinesa que visa obter potencial ainda no estágio "não aparente" (em chinês Yau). Enquanto na cultura ocidental, a estratégia está pautada numa ação declarada, ou seja, a ação "aparente e planejada" com iniciativa e recursos próprios (em chinês Ming), o estrategista chinês tenta perceber as condições favoráveis para uma ação, ainda antes dela ser iniciada, percebendo o seu estágio latente e não devidamente configurado, apossando-se dos recursos externos. Segundo o próprio ministrante: - "Na condição invisível, o estrategista pode "agir" sem que haja maiores resistências, já que nada ainda foi deflagrado e externado por você, não havendo assim uma tentativa do outro conflitar e de contradizê-lo".
Mestre Leo Imamura e sua amostra gráfica sobre os estágios invisível e visível de uma ação.
Esta característica de explorar o potencial da situação antes de agir propriamente, permite usar melhor os recursos externos disponíveis, fazendo ficar fácil atingir o efeito. Apoiar-se nestes recursos externos e não usar o seu próprio recurso é o que, no dialeto cantonês, chama-se Noi Lik, aquilo que chamamos de energia interna (em contraposição à energia externa, Oi Lik). O papel do Siu Nim Tau no Sistema Ving Tsun é saber aproveitar ao máximo a energia interna, algo de entendimento confuso no círculo marcial nos dias de hoje.

O Seminário contou com membros antigos e novos dos núcleos licenciados do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Copacabana e Méier), tendo também a participação especial do Mestre Julio Camacho, o primeiro mestre qualificado da Moy Yat Ving Tsun deste Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário