quarta-feira, 23 de abril de 2014

William Moy, o filho de Moy Yat

No Kung Fu, há uma tradição em que o pai, quando esse é um mestre de artes marciais, transmite o seu legado marcial ao filho co-sanguíneo. Na história do Ving Tsun se vê tal fato, ainda na 6.a geração, quando o Patriarca  Leung Jaan transmitiu para seus filhos, Leung Bik e Leung Chun. Na 7.a geração, o Patriarca Chan Wa Sun passou seu legado ao filho, Chan Yu Min. A 8.a geração não foi diferente, quando o Patriarca Ip Man ensinou o Ving Tsun para os seus filhos, Ip Chun e Ip Ching.
William Moy ainda criança, ao lado do pai, Grão-Mestre Moy Yat, nos anos 70, em NY.
O mesmo se deu na 9.a geração do Ving Tsun, quando o Grão-Mestre Moy Yat salvaguardou o legado ao seu filho, William Moy (Moy Wai Lam). Nascido nos anos 60, em Hong Kong, Si Fu William, ainda criança, viu toda a trajetória do pai, no papel de pupilo de Ip Man. Depois, viu o pai como mestre, tornando-se um dedicado discípulo dele. Em 1973, quando a família Moy Yat imigrou-se para os EUA, William vislumbrou a condição de tornar-se um mestre de Ving Tsun, ainda jovem, fato que ocorreu décadas depois, nos anos 90, na histórica escola de Chinatown, East Broadway 45, na qual a herdou.

O canal de internet "American Kung Fu" produziu um vídeo sobre o atual Mestre Sênior William Moy, o herdeiro natural de Grão-Mestre Moy Yat:

https://www.youtube.com/watch?v=alq4W5snL6A

Para saber mais, acesse o site da Moy Yat Ving Tsun do Si Fu William Moy:
http://moyyatvingtsunkungfu.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário