sábado, 22 de outubro de 2016

Comédia "Shaolin do Sertão" é uma homenagem à popular série "Kung Fu"

Antes de Bruce Lee (Lee Jun Fan) se tornar celebridade, no início dos anos 70, ele havia atingido alguma fama na TV americana, principalmente atuando como Kato, o mordomo-lutador da série Besouro Verde (The Green Hornet TV Series - 1966):


Apesar do relativo sucesso, o Besouro Verde não resistiu ao seriado Batman e saiu do ar. Porém, a aparição de Bruce Lee como Kato deu alguma visibilidade ao jovem ator, possibilitando ele mostrar aos produtores alguns roteiros, na esperança de emplacar sua carreira artística. Dentre os projetos, Lee apresentou "The Silent Flute" e "The Warrior". Ambas histórias não foram aceitas, e um dos motivos era que nenhum estúdio confiava que Bruce Lee, um chinês de estatura baixa e sotaque, poderia cativar a audiência norte-americana. O fato é que ambas produções foram a público nos anos 70, após o estrelato do "Pequeno Dragão" nos cinemas, porém, sequer mencionaram o nome do idealizador. Nesse hiato entre o Besouro Verde e o cinema asiático, Bruce Lee demonstrou suas habilidades e idéias, já batizada de Jeet Kune Do, na série de TV Longstreet (1971):


A série "The Warriors" foi renomeada para "Kung Fu", em 1972, apresentando o ator norte-americano David Carradine como protagonista, alheio a qualquer menção do criador. Bruce havia idealizado o cenário e o episódio piloto: passado no velho-oeste americano, onde um imigrante chinês seria um forasteiro, após viver na China e ter aprendido Kung Fu com um sábio mestre do Monastério Shaolin. O sucesso da série Kung Fu espalhou-se pelo mundo. Foram 3 anos de produção e, mesmo após décadas, a série do "sábio Mestre Po" e do "pequeno gafanhoto" até hoje é reprisada, influenciando o universo da ficção marcial:


Toda essa "herança" do início dos anos 70, fazendo uso do Kung Fu em suas diversas facetas, teve um renascimento no ano de 2003 quando o diretor Quentin Tarantino lançou o filme Kill Bill (Vol. 1 e 2), uma real homenagem aos ícones marciais do anos 60 e 70, onde o principal, sr. Bill, foi protagonizado pelo ator David Carradine:


No Brasil, tais ícones parecem ter ressurgido, bem ao estilo "brasileiro-nordestino", com a boa comédia "Shaolin do Sertão", que estreou com grande sucesso nos cinemas de todo o Brasil. Uma clara homenagem ao passado, provando que, não importa o ambiente, a cultura e a época, o Kung Fu move a sociedade das mais diversas maneiras, até mesmo de forma puramente cômica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário