sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tertúlia Marcial sobre o bastão do Ving Tsun

Tertúlia é um encontro de pessoas que periodicamente definem um local para discutir idéias e disseminar conhecimentos. Essa proposta de reunião faz parte do Kung Fu e das Artes Marciais Chinesas desde a antiguidade, à época das Tríades, as "Sociedades Secretas" chinesas.
Grão-Mestre Ip Ching recebendo a família Moy na histórica residência do Patriarca Ip Man.
A foto acima refere-se a um encontro de mestres e tutores brasileiros da família Moy, que estiveram em Hong Kong na histórica residência do Patriarca Ip Man, em outubro de 2012, recebidos pelo Grão-Mestre Ip Ching, filho do patriarca. O caráter reservado da reunião e os raros assuntos abordados, pode-se dizer que esse memorável dia ocorreu uma "tertúlia marcial".
Os mestres Anderson Maia e Leonardo Mordente na tertúlia sobre o bastão longo.
O hábito de reunir grupos regularmente, de todas gerações, se mantém na MYVT Belo Horizonte, através da iniciativa dos mestres Anderson Maia e Leonardo Mordente. Nessa semana, os tutores ativos Pedro Gontijo, Paulo de Figueiredo, Pedro Naves, Luiz Flávio Gomes, Helder Lima e Thiago Rochael foram convidados pelos citados mestres para a tertúlia "Luk Dim Bun Gwan", sobre o bastão longo do Ving Tsun. A obra do Patriarca Moy Yat sobre o tema serviu como referência para a conversa, ocorrida no restaurante chinês Yun Ton.
Livro do bastão longo do Ving Tsun (Moy Yat, 2000).
A tertúlia também serviu para anunciar a produção do bastão longo, seguindo rigorosos padrões de qualidade preservados pelos mestres de Kung Fu. O artesão será o tutor Luiz Flávio, discípulo do Si Fu Anderson Maia desde 2003. Referências dentro e fora da família Moy estão sendo estudados. O famoso "rei do bastão", o Grão-Mestre Tang Yik, serviu como exemplo mais distante.
Tang Yik, o "rei do bastão" em tertúlia marcial de Hong Kong.
A Tertúlia Marcial do Luk Dim Bun Gwan terá sua segunda parte no mês que vem, agora com abordagem prática do bastão longo do Ving Tsun. Por que o que é bom e tradicional no Kung Fu deve-se continuar promovendo.

Faça contato: www.myvtmg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário